Você está aqui: Página Inicial / Economia / Inflação? Que inflação?

Economia

Além de Economia

Inflação? Que inflação?

por Paulo Daniel — publicado 27/12/2010 16h24, última modificação 28/12/2010 09h59
A maioria dos ditos técnicos tem a visão de que o aumento do preço dos alimentos ocasionou picos nos índices. Nesse caso, não enfrentamos uma inflação totalmente de demanda e sim de custos

Conforme os mais variados índices de preços, não há dúvidas que existe uma elevação de preços de alguns produtos, principalmente alimentos.

Conceitualmente, pode-se entender inflação como aumento no nível geral de preços.

Desde junho/2010 observa-se aumento no preço dos alimentos, isso se dá, pois o preço das commodities no mercado internacional aumentou, incentivando nossos produtores a exportar ao invés de comercializar seus produtos no mercado interno.

A maioria dos ditos técnicos, economistas e comentaristas de economia tem uma visão comum que o aumento do preço dos alimentos ocasionou picos nos índices de preços.

Se há realmente essa visão comum, portanto, não enfrentamos uma inflação totalmente de demanda e sim de custos.

Para enfrentar inflação de custos não é com política monetária, ou seja, aumento de juros, mas sim, com política fiscal, com redução de alíquotas, subsídios e impostos, por exemplo.

Neste sentido, a inflação não é um problema estrutural, mas conjuntural.

Espera-se que o “novo” Banco central tenha sensatez em sua próxima reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária) e não aumente os juros, caso isso ocorra poderá comprometer o crescimento econômico brasileiro e valorizar ainda mais o Real perante o Dólar.