Você está aqui: Página Inicial / Economia / Economia brasileira faz mais que 19 milionários por dia

Economia

Forbes errou!

Economia brasileira faz mais que 19 milionários por dia

por Tão Gomes — publicado 30/11/2011 11h16, última modificação 06/06/2015 18h57
E o granol do submundo do tráfico, não conta? E a grana preta que os biliardários têm em paraísos fiscais foi contabilizada na pesquisa? E as moças na Playboy?
Forbes

Segundo a revista

Está na Forbes, revista de alta credibilidade entre milionários e afins. O crescimento da economia brasileira nos últimos anos cria 19 milionários por dia desde 2007. Os principais responsáveis por esse “boom” são o crescimento do consumo e do Produto Interno Bruto (PIB). Falta acrescentar entre esses "responsáveis" o fácil acesso que o alguns brasileiros têm ao chamado “dinheiro público”.

É tão facilitado esse acesso que o número 19 milionários/dia, bem pesadas as coisas, pode estar abaixo da realidade. É errado pensar que é preciso entrar para a política para ser um dos 19 felizardos que se tornarão milionários do dia para a noite. Claro que ser político só ajuda, nunca atrapalha.

Mas basta ter uma ONG e algum acesso (só algum, acesso demais é arriscado) ao ministério do Esporte (na verdade, nesta época de Copa do Mundo e Olimpíada, servem outros ministérios, o de Cidades, por exemplo) para você entrar na disputa e ser, quem sabe, o vigésimo milionário na próxima edição da Forbes.

Claro, a gente sabe, a concorrência é dura. Você pode pegar pela frente alguém que esteja montando um sindicato ligado ao Paulinho da Força, ou mesmo algum lobista das empresas de cerveja. Meu pai sempre dizia que o jeito de ficar rico no Brasil vinha da soma de três fatores: trabalho, tempo e sorte.

Mas isso era antigamente.

Hoje existem outros caminhos muito mais rápidos para se chegar lá. Ser, por exemplo, pastor evangélico, jogador de futebol exportável, cantor de música brega ou saber montar bem em cavalo ou boi. Varejo, o setor de saúde, imóveis, construção e indústrias de base são outros fatores que estão puxando a fila de novos milionários, segundo a Forbes.

Eu tomaria a liberdade de acrescentar os lucrativos negócios com a educação nessa lista. Outro fator apontado pela Forbes são os altos salários pagos, principalmente, no setor financeiro. Prêmios de até R$ 1 milhão por ano chegam a ser "comuns". Ainda segundo a Forbes o Brasil tem hoje 30 bilionários e 137 mil milionários.

A pesquisa foi feita considerando toda a riqueza individual das pessoas, que incluem investimentos, imóveis, poupança além de dinheiro. E é aí que a Forbes erra nas contas. Tsk...Tsk...Tsk.

E o granol do submundo do tráfico, não conta? E a grana preta que os biliardários têm em paraísos fiscais? Duvido, por exemplo que , nessa pesquisa, eles tenham contabilizado os ganhadores da Megasena, e as mocinhas recém-contratadas para ser capa da Playboy. Duvido...