Você está aqui: Página Inicial / Economia / Economia brasileira cresce 0,6% no primeiro trimestre deste ano

Economia

PIB

Economia brasileira cresce 0,6% no primeiro trimestre deste ano

por Agência Brasil publicado 29/05/2013 10h42
A economia brasileira totalizou 1,11 trilhão de reais no primeiro trimestre do ano, sustentada pela agropecuária. Na comparação com 2012, o crescimento foi de 1,9%
Arquivo / ABr
PIB

Crescimento foi sustentado pelo setor de agropecuária, que registrou expansão de 9,7% no trimestre em relação ao trimestre anterior

Rio de Janeiro - O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,6% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao último trimestre de 2012. A economia brasileira totalizou 1,11 trilhão de reais no primeiro trimestre do ano. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira 29 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento é o mesmo observado no quarto trimestre de 2012. Pelo lado da produção, o crescimento do PIB foi sustentado pelo setor de agropecuária, que registrou expansão de 9,7% no trimestre em relação ao trimestre anterior. Os serviços tiveram aumento de 0,5%. Já a indústria teve queda de 0,3%.

Pelo lado da demanda, houve crescimento na formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos, de 4,6%. O consumo das famílias cresceu apenas 0,1%, enquanto o consumo do governo manteve-se estável. As exportações tiveram queda de 6,4%, enquanto que as importações subiram 6,3% no período.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2012, o PIB brasileiro teve crescimento de 1,9%. No acumulado dos 12 meses, a economia apresentou um crescimento de 1,2%.

registrado em: