Você está aqui: Página Inicial / Economia / Copom eleva taxa Selic para 7,50% ao ano

Economia

Economia

Copom eleva taxa Selic para 7,50% ao ano

por Redação Carta Capital — publicado 17/04/2013 20h25, última modificação 17/04/2013 20h25
A decisão, tomada por 6 votos a 2, é acompanhada de cautela para não provocar esfriamento da economia

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira 17 elevar a taxa Selic para 7,50% ao ano. A decisão foi tomada por seis votos a favor da elevação de 0,25 ponto, contra dois votos pela manutenção da taxa em 7,25% ao ano.

A decisão do Copom não tem viés de alta ou de baixa, um aparentemente sinal do Banco Central de que a elevação ocorreu, mas que novos aumentos vão depender da conjuntura. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 28 e 29 de maio.

Segundo nota divulgada pelo Banco Central, o Copom avalia que "o nível elevado da inflação e a dispersão de aumentos de preços, entre outros fatores, contribuem para que a inflação mostre resistência". Assim, diz a nota, é necessária uma "resposta da política monetária."

O Copom pondera, entretanto, que "incertezas internas e, principalmente, externas" podem provocar um esfriamento da economia e, assim, "recomendam que a política monetária seja administrada com cautela". É uma indicação de que, como afirmaram diversos economistas ao longo dos últimos dias, uma dose alta de aumento poderia esfriar demais a economia.

Segundo o BC, votaram a favor da alta o presidente do banco, Alexandre Tombini, e Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques. Votaram pela manutenção da taxa Selic em 7,25% ao ano Aldo Luiz Mendes e Luiz Awazu Pereira da Silva.

registrado em: