Você está aqui: Página Inicial / Economia / Com os celeiros abarrotados

Economia

Agricultura

Com os celeiros abarrotados

por Redação Carta Capital — publicado 10/08/2012 15h13, última modificação 10/08/2012 15h13
O IBGE projeta um novo recorde na produção brasileira de grãos

Em meio à indesejada marcha lenta da economia nacional, com a indústria a patinar e patinar, o governo encontrou boa razão para comemorar. Motivo: tudo indica que o País estabelecerá um novo recorde na produção de grãos na safra 2012-2013, destaque para a produção de milho.

Segundo informou o IBGE, deverão ser colhidas no próximo ano-safra 163 milhões de toneladas, incremento de 2% em relação ao colhido no período anterior. A estimativa evidentemente leva em conta condições climáticas favoráveis no período de plantio, desenvolvimento das plantas e colheita.

Com a seca a castigar os Estados Unidos, grande produtor global assim como o Brasil, os agricultores optaram por ampliar o cultivo dos grãos, particularmente do milho. No caso da soja, as notícias também são positivas, ainda que a área cultivada cresça menos. Espera-se um avanço considerável da renda dos produtores rurais, consequência do preço elevado no mercado mundial e do impacto positivo da alta do dólar sobre a renda do agricultor.

registrado em: , ,