Você está aqui: Página Inicial / Economia / Brics discutem formas de ajudar a União Europeia

Economia

Crise Global

Brics discutem formas de ajudar a União Europeia

por Agência Brasil publicado 13/09/2011 15h29, última modificação 13/09/2011 15h37
Debate deve acontecer na próxima semana em reunião do Brasil com Rússia, Índia, China e África do Sul que acontece em Washington

Por Daniel Lima*

Os países do grupo conhecido como Brics vão discutir, nos Estados Unidos, na próxima semana, formas de ajudar a União Europeia a enfrentar a crise econômica, informou nesta terça-feira 13 o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “O Brics vai se reunir na semana que vem, em Washington, durante um encontro, e nós vamos discutir como fazer para ajudar a União Europeia a sair dessa situação”, disse Mantega ao chegar ao Ministério da Fazenda.

O Brics é formado pelo Brasil, pela Rússia, pela Índia, pela China e pela África do Sul e tem se destacado pela maneira como tem conseguido, desde 2008, enfrentar a crise. A alternativa que poderá ser discutida no encontro em Washington é a elevação da participação de títulos em euros nas reservas internacionais desses países.

Na semana que vem, entre os dias 23 e 25, presidentes de bancos centrais e ministros de Finanças estarão reunidos em Washington para a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Eles vão discutir a crise global, principalmente a situação da Europa, com destaque para a Grécia.

Na segunda-feira 12, técnicos do FMI admitiram que previsões mais bem elaboradas poderiam ter alertado com maior antecedência para a crise da dívida grega. Segundos os técnicos do fundo, os estudos devem levar em conta a preocupação com a sustentabilidade dos débitos – se os países têm condições de arcar com o endividamento.

*Matéria publicada originalmente na Agência Brasil