Você está aqui: Página Inicial / Economia / Banco Central cria comitê de estabilidade financeira para fiscalização

Economia

Regulação

Banco Central cria comitê de estabilidade financeira para fiscalização

por Brasil Econômico — publicado 19/05/2011 11h12, última modificação 19/05/2011 11h14
O comitê será composto pelo presidente e pelos diretores do BC, e todos terão direito a voto. Dentre as atribuições do Comef, está a orientação do BC quanto a fiscalização dos mercados financeiro, de capitais, de seguros, de previdência e capitalização

O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (18/05) a criação do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef).

"A criação do Comef é um aprimoramento institucional que ajudará no cumprimento da missão do BC de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente", afirmou a autoridade monetária em nota.

O comitê será composto pelo presidente e pelos diretores do BC, e todos terão direito a voto. Já os chefes dos departamentos do BC, cujo trabalho tem relação com a preservação da estabilidade financeira, também participarão, mas sem direito a voto.

Dentre as atribuições do Comef, está a orientação do BC quanto a fiscalização dos mercados financeiro, de capitais, de seguros, de previdência e capitalização, além de auxiliar no relacionamento em fóruns nacionais e internacionais e com outras entidades detentoras de informações úteis à manutenção da estabilidade financeira.

O comitê fará reuniões ordinárias a cada dois meses e poderá se reunir em caráter extraordinário por decisão da diretoria da autoridade monetária.

*Matéria publicada originalmente em Brasil Econômico