Você está aqui: Página Inicial / Economia / A segunda onda

Economia

Newsletter

A segunda onda

por Redação Carta Capital — publicado 01/12/2011 11h20, última modificação 02/12/2011 11h26
Após os programas sociais inflarem a renda, os investimentos em infraestrutura e novas fábricas mudam o cenário regional
nordeste

Após os programas sociais inflarem a renda, os investimentos em infraestrutura e novas fábricas mudam o cenário regional. Foto: Leo Caldas

Por Lucas Calegari

Aos 34 anos, Valquíria Moreira de Carvalho conseguiu seu primeiro emprego com carteira assinada no começo de 2011. A conquista deu se após uma amiga dizer que a obra do shopping que seria erguido na vizinhança começaria a contratar. Ao chegar à construtora, soube que ofereciam um curso de formação para pedreiros.

Apesar de ser um trabalho pesado, Valquíria aceitou sem pestanejar. Mas exerceria por pouco tempo a especialidade. Após cinco meses, já empregada, surgiu na própria obra nova oportunidade para guiar uma plataforma elevatória, equipamento que transporta eletricistas e pedreiros para trabalhos em pontos mais elevados da construção. “Fui a única mulher que se apresentou como candidata”, diz a  pernambucana. “Andei muito procurando emprego, mas sempre exigiam experiência. Agora estou trabalhando há 11 meses. Para quem foi registrado em carteira pela primeira vez, é um privilégio.” Valquíria é uma das 2 mil pessoas envolvidas na construção do Shopping Riomar. Com 295 mil metros quadrados, será o maior shopping do Nordeste quando ficar pronto, no fim de 2012.

Com seu contrato de trabalho, Valquíria engrossa o contingente de trabalhadores da construção civil, setor que mais tem gerado empregos na região metropolitana do Recife. Como em outras capitais e cidades do Nordeste, o setor imobiliário atravessa um crescimento sem precedentes. Para especialistas, o Nordeste vive um momento especial, com o dinamismo provocado pela chegada de grandes investimentos que vão além da expansão da construção civil.

 

Leia mais na edição 675 de CartaCapital já nas bancas.

registrado em: