Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Veteranos em ação

Cultura

Bravo! Cinema

Veteranos em ação

por Orlando Margarido — publicado 16/11/2012 08h16, última modificação 16/11/2012 08h16
Festival 4 + 1, que acontece no Rio de Janeiro, destaca diretores como Werner Herzog, Frederick Wiseman e Chantal Akerman
veteranos

x

Festival 4 + 1
Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro

Werner Herzog foi um homem da ficção, mas tem se deixado levar por questionamentos pessoais e preferido o documentário. “Esse registro é um campo aberto que me  permite aprofundar num assunto e procurar entender questões complexas”, disse em fevereiro durante o Festival de Berlim. Herzog se referia, mais precisamente, a tema  espinhoso para um alemão, como ele mesmo reconhece, a pena de morte. A discussão vinha em referência a seus dois projetos sobre prisioneiros sentenciados à pena capital. Um deles, Into the Abyss, ou Ao Abismo, integra a seleção de dez títulos do cineasta, a maioria  documentários, do Festival 4 + 1, que acontece entre quarta 21 e dia 25 no CCBB do Rio de  Janeiro. Herzog comparece na quinta 22 para uma aula magna.

É uma mostra com força na produção independente, mas que nem por isso se foca nos  realizadores jovens. Além de Herzog, está escalado um veterano do documentário, o americano Frederick Wiseman, que apresenta sua visita ao mítico cabaré parisiense Crazy Horse.

Numa mão contrária, a belga Chantal Akerman, consumada documentarista, prefere a  ficção em La Folie Almayer, e faz uma impactante revisão da obra de Joseph Conrad. Ficcional, também, é o caminho do chileno José Luis Torres Leiva, em Verano, sobre jovens e suas descobertas de verão. Nome já revelado em festivais como Veneza, o mexicano Rodrigo Plá merece ser consolidado por La Demora. Esses e mais dez filmes, incluindo o fim do mundo por Abel Ferrara em 4:44 Last Day on Earth, podem ser vistos por demanda neste site.

 

 

registrado em: