Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Um concerto diferente

Cultura

Música

Um concerto diferente

por Redação Carta Capital — publicado 26/10/2010 16h19, última modificação 26/10/2010 16h20
Orquestra de Berimbaus faz show no Ibirapuera neste domingo. Saiba como ganhar o CD Sinfonia de Arame

Orquestra de Berimbaus faz show no Ibirapuera neste domingo. Saiba como ganhar o CD Sinfonia de Arame

Nada de violino, flauta doce, tubas, piano ou clarinetes. A Orquestra de Berimbaus, como o próprio nome diz, traz um espetáculo distinto neste domingo 31 ao Auditório do Parque Ibirapuera. Com direito a vários tipos de berimbaus, reco-reco, pandeiro, kalimba, atabaque, tambor de língua e outros instrumentos de percussão, a noite no Ibirapuera promete um espetáculo à parte.

Sob a regência do Mestre Dinho Nascimento, a Orquestra leva ao palco faixas do primeiro CD, Sinfonia de Arame, com recursos e peculiaridades do berimbau que marca presença na música brasileira.

Formada por mestres, contramestres e professores de capoeira, músicos e moradores do Morro do Querosene, zona oeste de São Paulo, a Orquestra se utiliza de berimbaus cuidadosamente afinados e agrupados em naipes, com o berimbum (com som super-grave) tocado com arco de violoncelo e o berimbau de lata com arco de rabeca.

Vozes e instrumentos como o berimbau de beiço, kalimba, caixa do divino, tambor de língua e de barrica, n´tama (talk drumms), agogô, pandeiro, reco-reco, ganzá, triângulo, atabaque, matraca e palmas completam a sonoridade na interpretação de ladainhas, corridos, chulas, samba e samba-de-roda.

A apresentação terá participação especial de Nasi, do Ira, na  música Embala Água; da Orquestra de Tambores de Aço, da Casa de Cultura Tainá, de Campinas, na música Amazonas; do Quarteto Pererê  - viola, violão de 7 cordas, gaita e violino -  na canção Peixinhos do Mar; e, de Tião Carvalho na toada de Puxada de Rede, ópera popular que retrata um cotidiano a beira-mar que hoje já não existe mais.

Numa parceria com o grupo a revista CartaCapital presenteará os primeiros cinco Sócios Capitais que comentarem esta matéria com o CD em lançamento.

Para participar da promoção é preciso ser Sócio Capital e ter chegado ao nível 2 de cadastro, onde são colocados dados como endereço físico e outras informações pessoais além de nome e-mail. Então, deixe seu nome completo e e-mail no campo de comentários (abaixo) e aguarde o contato da equipe de marketing de CartaCapital. A promoção é válida somente para São Paulo e os ganhadores deverão retirar o CD em local que lhes será comunicado. Quem quiser conhecer o trabalho da Orquestra de Berimbau pode ouvir o CD pelo endereço: www.dinhonascimento.com.br/orquestradeberimbaus

Serviço:

Show da Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene

Direção: Dinho Nascimento

Local: Auditório Ibirapuera (Parque do Ibirapuera – Portão 2) às 19 horas

Preço: R$ 30,00 inteira, R$ 15,00 meia