Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Tem mas acabou!

Cultura

Crônica do Villas

Tem mas acabou!

por Alberto Villas publicado 07/03/2013 16h34, última modificação 07/03/2013 16h34
"Estrago seu Amor em 3 dias", "Pintamos Casas a Domicilio", "Vende Peixe-se". Adoro essas placas e já trombei muito com elas no caminho

Eu ainda usava calças curtas mas me lembro  bem daquela plaquinha escrita à mão que ficava dependurada na balança Filizola vermelha lá no armazém do Chaim naquela Belo Horizonte dos anos 50.

FIADO SÓ AMANHÃ

Ingênuo, voltava ao armazém todos os dias para comprar balas de café embrulhadinhas em papel celofane na esperança de encontrar uma placa tipo “Hoje vendemos fiado”. Mas não, fiado era só e sempre amanhã.

Na mesma rua do armazém do Chaim, a Grão Mogol, ficava a Lavanderia Eureka. Todo dia na hora do almoço a moreninha gostosa que lá trabalhava deixava uma placa também escrita à mão dependurada na porta de vidro:

VOLTO JÁ

O mundo em que nasci e cresci era um, hoje é outro bem diferente. Tudo mudou mas as placas artesanais continuam por ai firmes e fortes. Semana passada, andando pelo Leblon, na altura da Ataulfo de Paiva com Bartolomeu Mitre, vi um vendedor que está sempre por ali. O seu comércio consiste numa pequena tábua e dois cavaletes. Em cima da tábua, algumas pulseiras de relógio, um alicate e uma lupa. Dependurada no cavalete, uma plaquinha:

TRABALHAMOS COM BATERIA

Fiquei pensando com os meus botões. Trabalhamos quem, se ele está sempre ali sozinho, se o seu comércio é bloco de um homem só?

Adoro essas placas e já trombei muito com elas no meio do caminho. Nas estradas de Minas Gerais então nem se fala. Já encontrei coisas do tipo:

VENDE PEIXE-SE!

CAFÉ 1 REAL

CAFÉ COM LEITE 1.50

CAFÉ COM LEITE SEM LEITE 1.20

PÃO COM LINGUIÇA E SEM

Um dia em Cuiabá, passamos por uma loja dessas popular onde uma placa amarela bem escandalosa anunciava:

JEANS: DESCONTO DE 100%

Intrigados, descemos do carro e fomos lá saber que diabo era aquele desconto de 100%. O vendedor, muito educado, nos explicou que era o seguinte: “Você compra um jeans e o outro leva de graça”. Estava certo o cara, o segundo jeans tinha mesmo um desconto de 100%.

No quesito inglês já encontrei coisas ótimas:

TUALETE

COLCHA KING SAIS

ACEITAMOS TIQUE RESTAURANTE

ENTREGAS DELIVRE

Nesses tempos de Internet não faz muito tempo, voltando a Minas Gerais trombei com uma placa que demorei um tempinho pra entender:

UAI FAI E TUALETE

Mas não é só aqui não. Lá em Portugal tem uma placa dependurada num salão de beleza que adoro.

CORTO CABELO E PINTO

Erros de português também estão por toda parte:

PROIBIDO ESFOLHEAR REVISTAS

TEMOS COCÔ GELADO

PRODUTOS HORGÂNICOS

MORANGO: CACHA 2 REAL

De vez em quando bato o olho em algumas bem curiosas:

PINTAMOS CASAS A DOMICILIO

Hoje mesmo andando pela rua Clélia, na Lapa, dei de cara com uma que estava escrito assim:

ESTRAGO SEU AMOR EM 3 DIAS

Não sei se quem escreveu estava brincando, se traz  o amor ou estraga mesmo em apenas três dias. Sei que acho uma delícia esse nosso país que não perde o humor, que nunca deixa esse tipo de coisa acabar. Mesmo que um dia acabe, vai ter sempre um brasileiro para rascunhar uma plaquinha e dependurar:

TEM MAS ACABOU!