Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Teatro Oficina convida público a participar de novela sobre Cacilda Becker

Cultura

Arte

Teatro Oficina convida público a participar de novela sobre Cacilda Becker

por Redação — publicado 17/05/2013 12h58, última modificação 17/05/2013 15h23
Dirigida por Zé Celso, a apresentação acontece no sábado 18 em meio à Virada Cultural de SP
Jennifer Glass / Divulgação
Ensaio de 'Cacilda!!! Glória no TBC'

Ensaio de 'Cacilda!!! Glória no TBC'

A Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona convida o público da Virada Cultural a atuar no ensaio aberto, em trajes de gala, da novela Cacilda!!! Glória no TBC, que tem estreia mundial marcada para julho desse ano.

A primeira versão do chamado samba enredo delírio musical sobre a vida da atriz Cacilda Becker no TBC, que a consagrou como a maior atriz brasileira de todos os tempos, acontecerá na forma de ensaio público no sábado 18, a partir das 18 horas, no próprio Teat(r)o Oficina. Quem for vestido a rigor, em sua própria versão black tie, terá a chance de viver na pista do Oficina, junto com o elenco da Oficina  Uzyna Uzona e da Universidade Antropófaga, as festas de inauguração do TBC (matriz modernizada que deu origem a uma série de grupos, artistas e linguagens que abriram o caminho para o Teatro feito hoje no Brasil), do Nick Bar e da Cia de Cinema Vera Cruz.

Cacilda Becker será interpretada pelas atrizes Camila Mota e Sylvia Prado, em diferentes momentos de sua vida. Outras personagens dessa novela são Dr. Franco Zampari (Zé Celso), criador do TBC e da Vera Cruz, Walmor Chagas (Marcelo Drummond), Madalena Nicol (Letícia Coura), Adolfo Celi (Roderick HumEros), Abílio Alfredo (Acauã Sol), Lady Fifi Assunção (Carolina Henriques), Nydia Lícia (Carolina Castanho e Danielle Rosa), Maurício Barroso (Flávio Rocha) e muitas outras, vividas pelo Coro de quase 60  atuadores, entre atores/atrizes, músicos, videomakers, camareiros e técnicos.

O ensaio público, segundo os organizadores, será o primeiro capítulo da novela em três capítulos de Cacilda!!! Glória no TBC, dirigida por José Celso Martinez Correa  e codireção de Catherine Hirsch e Marcelo Drummond.

As três montagens da novela têm estreias previstas até o final do ano e se passam nos anos próximos ao 4ª Centenário de São Paulo, quando a capital recebeu, por parte da burguesia quatrocentona da aristocracia rural e dos industriais de origem italiana, sua primeira infraestrutura cultural contemporânea: Bienal, MASP, MAM, Jockey Club e Ibirapuera, além do Nick Bar e da Vera Cruz – este, o primeiro grande salto para o cinema brasileiro como Indústria.

A ideia, de acordo com a associação, é que, “diante do desmantelamento da cultura em todo o mundo, Cacilda!!! Glória no TBC coloque o público diante de uma realidade da qual deve experimentar o seu próprio papel”. “Uma realidade que fala da época de Cacilda e das peças que ela interpretou, mas que resvala também na situação atual do Teatro nos quatro cantos do mundo e do próprio Teat(r)o Oficina, num grande delírio que tem início quando Cacilda Becker (Camila Mota) e Walmor Chagas (Marcelo Drummond) se encontram na Eternidade como os dois Grandes Trágicos do Teatro no Brasil”.

O evento terá transmissão ao vivo no site www.teatroficina.com.br