Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Pungência moderna

Cultura

CD

Pungência moderna

por Rosane Pavam publicado 17/02/2011 16h41, última modificação 17/02/2011 17h42
Joaci Ornelas, Chico Lobo e Pereira da Viola, entre outros, adotam letras explicativas em Vivaviola - 60 cordas em movimento, trabalho que resgata ao conhecimento público a viola caipira.

Embora não seja exatamente o que anuncie, este trabalho resgata ao conhecimento público a viola caipira e seis de seus manejadores de Minas Gerais. Mas não se trata de um disco apenas em torno da música sobre cordas. Ele também traz as cantorias de violeiros jovens, ocupados em descrever as perdas e danos que há na vida dos sertões.

Joaci Ornelas, Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães adotam letras explicativas e diretas, como a de domínio público Folias de Chegada: Em vossa casa chegou/ quem deveria chegar/os cantadô de folia/viemos lhe visitar/para lhe trazer alegria/sua casa abençoar. De forma ampla, suas palavras expressam não o melodrama do amor, antes o amor à terra e à música que parece nascer naturalmente dela. E são interpretadas como quem, a distância, convoca a uma causa moderna: Sou mineiro e só me alegro por eu ser do mundo inteiro, diz Brasil Festeiro, de Wilson Dias e João Evangelista Rodrigues.

Vivaviola - 60 cordas em movimento, Picuá Produções (www.vivaviola.com.br)