Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Processo de tombamento do Belas Artes está aberto

Cultura

Cinema

Processo de tombamento do Belas Artes está aberto

por Redação Carta Capital — publicado 18/01/2011 16h44, última modificação 18/01/2011 16h46
Nos próximos 90 dias serão realizados estudos técnicos sobre o tombamento definitivo. Até lá, a estrutura e a fachada do prédio não poderão sofrer alterações

Nos próximos 90 dias serão realizados estudos técnicos sobre o tombamento definitivo. Até lá, a estrutura e a fachada do prédio não poderão sofrer alterações

O processo de tombamento do prédio onde fica instalado o Cine Belas Artes foi aberto na manhã desta terça-feira 18, pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp). Segundo nota do Conpresp à imprensa, estudos técnicos para decisão quanto ao tombamento definitivo serão realizados nos próximos três meses.

Até o final da análise do processo a fachada e a estrutura do prédio não poderão sofrer alterações. Apesar disso, o tombamento do local não garante que o cinema continue no velho endereço e o que vale é a decisão de Flávio Maluf, dono do imóvel.

A notícia sobre o fechamento do cinema caso não houvesse um novo patrocinador, no início do ano passado, comoveu paulistanos que tomaram uma iniciativa inédita na internet e criaram a campanha Salvem o Belas Artes, que ajudava os donos na busca por um novo patrocinador para bancar o cinema. No início deste mês, antes mesmo que fosse anunciado o novo patrocinador, Maluf pediu de volta o prédio a André Sturm, um dos sócios do Belas Artes.

A decisão causou nova comoção nos frequentadores e protestos contra o fechamento do espaço.