Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Outro golpe

Cultura

Cinema

Outro golpe

por Redação Carta Capital — publicado 15/04/2012 11h02, última modificação 06/06/2015 18h22
Novo filme de Steven Soderbergh tem elenco integrado por galãs como Michael Fassbender, Channing Tatum e Antonio Banderas
M 203_KO_01636

Ela é que manda. Gina Carano subjuga Michael Fassbender

por Orlando Margarido

À toda prova
Steven Soderbergh

Para um determinado público, será indispensável saber que Gina Carano é a estrela de À Toda Prova, novo filme de Steven Soderbergh em cartaz desde sexta 13. Aos menos entusiastas das artes marciais, serve como fato esclarecedor ser a bela moça campeã do MMA, sigla que se refere à mistura de várias formas de luta, porque explica seu domínio absoluto sobre quase todo o elenco masculino na tela, integrado por galãs como Michael Fassbender, Channing Tatum e Antonio Banderas. Domínio, claro, à base de socos, pontapés, cotoveladas e outros golpes mais. A qualquer plateia, no entanto, deverá agradar o intuito de diversão que o absurdo da violência exacerbada termina por representar, além de assegurar ao diretor o contexto perfeito para as acrobacias de câmera de que ele tanto gosta.

Essa configuração é a do mundo dos agentes independentes treinados para missões extraoficiais, a exemplo de Mallory Kane, primeira protagonista de Gina no cinema depois de séries de tevê. Preparada pela CIA, ela é contratada por um representante do governo (Ewan McGregor) logo após o resgate de um refém para atuar em parceria com um colega e descobrir mais sobre ele (Fassbender). A tarefa evidencia a suspeita de traição e complô contra a heroína, que iniciará uma fuga para o acerto de contas. Trama reciclada e o manejo da ação todo em torno das habilidades da personagem, trunfo maior aqui, também podem elevar outra suspeita de uma plateia mais judiciosa. A de que a invenção um dia do cinema de Soderbergh declina na medida em que cresce o prazer do cineasta em apenas se divertir.

registrado em: