Você está aqui: Página Inicial / Cultura / O Palhaço concorrerá a uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Cultura

Cinema

O Palhaço concorrerá a uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

por Redação Carta Capital — publicado 20/09/2012 17h34, última modificação 20/09/2012 18h30
O longa-metragem protagonizado e dirigido por Selton Mello foi o escolhido de uma lista que incluia 'Xingu' e 'À beira do caminho'
seltonmello

Selton Mello como o palhaço Pangaré,

O longa O Palhaço, dirigido e protagonizado por Selton Mello, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas entre os indicados ao Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro.

A escolha foi feita na manhã desta quinta-feira 20 por uma comissão especial de seleção formada por oito integrantes, entre eles a secretária do audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana, o cineasta Flávio Tambellini, e o crítico José Geraldo Couto. A decisão considerou critérios artísticos e da capacidade de distribuição e promoção do filme no exterior.

A produção brasileira selecionada fez parte de uma lista de dezesseis filmes inscritos junto à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura para a seleção nacional. A lista foi composta por À Beira do Caminho, 
Billi Pig, Capitães da Areia, Colegas, Corações Sujos, Dois Coelhos, 
Heleno, Elvis & Madona, Histórias Que Só Existem Quando Lembradas,
 Luz Nas Trevas,
 Menos Que Nada, Meu País, O Carteiro,
 O Palhaço, Paraísos Artificiais e Xingu.

Cada um dos integrantes da comissão podia escolher até três filmes. De acordo com o portal iG, o longa de Selton Mello recebeu oito votos no total. Foi seguido por Xingu, com sete votos.

Produzido pela Bananeira Filmes, O Palhaço conta a história de Benjamim (Selton Mello) que trabalha em um circo ao lado de seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e abandona seus amigos da trupe, em busca de um caminho próprio.

A lista dos filmes que concorrerão ao Oscar 2013 será anunciada pela Academia americana em 10 de janeiro. A premiação acontece em 24 de fevereiro. O Palhaço fica entre os finalistas para a indicação, concorrendo com nomes como o francês Intocáveis, um dos favoritos para receber a estatueta.

registrado em: