Você está aqui: Página Inicial / Cultura / O fino da bossa cubana

Cultura

DVD

O fino da bossa cubana

por Araújo Lopes — publicado 20/03/2011 20h28, última modificação 20/03/2011 20h28
Em Nasci para Bailar - Havana-Rio, o pianista brasileiro João Donato improvisa sobre temas conhecidos da cultura cubana e dos seus próprios sucessos

Em Nasci para Bailar - Havana-Rio, o pianista brasileiro João Donato improvisa sobre temas conhecidos da cultura cubana e dos seus próprios sucessos

Há 60 anos o pianista e arranjador brasileiro João Donato se encontra com amigos músicos para tocar e transformar esses momentos em performances históricas. O hábito começou no fim dos anos 40, quando o acriano Donato recém-chegara ao Rio. De família musical – o pai era major, piloto de avião e bandolinista, a mãe gostava de cantar e o irmão planejava ser concertista de piano –, ele decidira aprender piano, instrumento mais próximo daquele que dominava, o acordeão. Daí a participar das reuniões na casa de Dick Farney, no início da bossa nova, foi um pulo.

Pianista, Donato tocava em boates e orquestras. Foi admirado por Tom Jobim, João Gilberto, Vinicius, Johnny Alf. Passou dez anos nos Estados Unidos. Nas sessões de jazz, descobriu a música latina do pianista Bebo Valdés, de Tito Puente e Mongo Santamaría. E aprendeu a unir o jazz à música caribenha, ao samba e a outras batidas africanas.

Por isso tudo, é fácil entender o sorriso de João Donato no documentário Nasci para Bailar – Havana-Rio (54 minutos, mais 30 de extras), em que Tetê Moraes registra um encontro de Donato com seus colegas de profissão. O evento se deu em 2008 na cidade, onde ocorria o 24º Festival Internacional Jazz Plaza. O brasileiro improvisa sobre temas conhecidos da cultura cubana e dos seus próprios sucessos, como A Paz, Bananeira, Amazonas, Café com Pão, Brisa do Mar e Nasci para Bailar, esta em parceria com Paulo André, que dá nome ao DVD. A partir de seu clássico A Rã, o grupo improvisa por mais de 20 minutos. Um Buena Vista Social Club com molho brasileiro.