Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Instituto lança concurso para tirar roteiros do papel

Cultura

Cinema

Instituto lança concurso para tirar roteiros do papel

por Redação Carta Capital — publicado 02/01/2013 17h58, última modificação 02/01/2013 17h58
O projeto com o melhor texto de curta-metragem leva 50 mil reais e o de média, 85 mil reais

De boas ideias o Brasil está cheio, o problema é ter dinheiro para tirá-las do papel. Com o tema "sustentabilidade", o Concurso Filma Brasil, direcionado para roteiristas, pretende exatamente incentivar a produção de dois projetos inéditos, premiando os vencedores para que executem suas obras.

A ação é uma iniciativa do Instituto Vencer, entidade sem fins lucrativos de promoção da cultura, educação e esporte, concebido através da Lei Rouanet de Incentivo. Redes como a Shell Petróleo, o Cinemark e a H. Stern ficaram responsáveis pelo patrocínio. O melhor texto de curta-metragem leva 50 mil reais e o de média, 85 mil reais.

Para participar, é necessário apenas fazer um cadastro no site do Filma Brasil (www.filmabrasil.com), incluindo os dados pessoais, o roteiro de curta (05 a 15 minutos) ou de média-metragem (15 a 52 minutos), além de um vídeo preview, de até 90 segundos, que pode ser um depoimento ou montagem, indicando como o autor imagina a obra pronta.  As inscrições vão até o dia 15 de janeiro e o material ficará disponível para avaliação do público e de um júri técnico.

A primeira fase escolherá os 50 melhores projetos em cada categoria. Dez destes roteiros passam para a segunda fase e o resultado final da votação será divulgado no início de maio.

Exibição

Os projetos escolhidos têm divulgação e exibição garantidas. A grande estreia será no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, onde também acontecerá a festa de premiação. Os filmes vencedores ganham ainda duas sessões fechadas no Cinemark, além de entrarem nas grades de programação dos canais Futura e Rural. A divulgação tem apoio da própria rede Cinemark e também do UOL, do portal Universia e da Rádio Transamérica.

Primeira Edição

A primeira edição do Filma Brasil aconteceu em 2009 e o tema foi “qualidade de vida”. O concurso contou com inscrições de projetos vindos de todos os estados brasileiros, além de oito países. Os vencedores, segundo a assessoria do concurso, foram jovens praticamente inexperientes. Os filmes estão disponíveis no site do Filma Brasil.

registrado em: