Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Exposições contam a história do design a partir de anúncios e rótulos

Cultura

Publicidade

Exposições contam a história do design a partir de anúncios e rótulos

por Arlete Gomes — publicado 08/02/2011 16h27, última modificação 08/02/2011 17h22
Mostras buscam, a partir dos produtos de massa, provocar um questionamento quanto à origem do design brasileiro

Mostras buscam provocar um questionamento quanto à origem do design brasileiro a partir dos produtos consumidos em massa
O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, inaugura na próxima quinta-feira 10, duas mostras que contarão em imagens a origem da identidade do design brasileiro. Uma delas  apresentará centenas de obras publicitárias do século passado, que serão expostas simultaneamente com ilustrações de rótulos de cachaça, muitos destes, inspirados na natureza brasileira e na beleza feminina.
A mostra intitulada Veja ilustre passageiro: Atelier Mirga e os cartazes do bonde trará cerca de 300 fotos do ateliê de Henrique Mirgalowski produzidos entre 1928 e 1970.
O escritório de Mirga, a Companhia dos Annuncios em Bonds, era o único responsável pela criação dos cartazes que circulavam dentro dos bondes da época. Suas produções eram inspiradas em cartazístas norte-americanos, franceses e soviéticos, porém com traços “abrasileirados”.
A exposição simultânea Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça contará com 400 imagens da coleção do design gráfico Egeu Laus, juntamente com o acervo da Fundação Joaquim Nabuco.
Malandrinha, Caboclinha, Princesinha e Garotinha, são alguns dos diminutivos que dão nome as cachaças e que trazem estampadas desenhos de mulheres, muitas vezes de maneira sensualizada.
Os nomes dados às branquinhas são uma atração à parte: Amiga Nossa, Alegria do Povo, Ponte Torta e Caninha da Saúde são alguns dos rótulos que poderão ser encontrados na exposição.
Exposições: Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes de bond / Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça

De 10 de fevereiro a 10 de abril de 2011

Terça a domingo, das 11h às 20h

Entrada franca

Veja ilustre passageiro: Atelier Mirga e os cartazes do bonde

Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça