Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Design afinado

Cultura

Bravo! Exposição

Design afinado

por Orlando Margarido — publicado 11/04/2013 10h41, última modificação 11/04/2013 10h41
Em exposição até terça 30 na Casa Electrolux, onze peças que relembram a parceria entre os designers Sergio Rodrigues e Fernando Mendes
Xibô Sergio Rodrigues

Nova safra. A poltrona Xibô, de Sergio Rodrigues

Sergio Rodrigues e Fernando Mendes
Casa Electrolux, São Paulo
Até 30 de abril

De tanta afinidade, o veterano designer Sergio Rodrigues criou em homenagem ao discípulo Fernando Mendes uma cadeira com seu nome. Mendes, por sua vez, retribuiu com o aparador Beatriz, dedicado à mulher de Sergio. Em exposição até terça 30 na Casa Electrolux, em SP, essas e outras dez peças relembram a parceria entre os criadores que trabalharam  entre 1993 e 2000, mas seguem próximos na execução dos móveis.

A ideia dos curadores Sergio Zobaran e Walton Hoffmann é pincelar as criações mais recentes de ambos  e apresentá-las num diálogo de inspiração. Desse modo, não está lá a famosa poltrona Mole de Rodrigues, que com Joaquim Tenreiro e Zanine Caldas redefiniu o desenho do mobiliário nacional a partir dos anos 1950. Mas surgem novíssimas as poltronas Xibô e Cuiabá e  o banco Leif. Com a assinatura do seguidor há a mesa Grampo, a cadeira Rê e a poltrona Ventura.