Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Cinesec exibe 'Visões da Floresta'

Cultura

Mostra Amazônia 50

Cinesec exibe 'Visões da Floresta'

por Felipe Milanez publicado 08/07/2012 16h30, última modificação 08/07/2012 16h47
Filme apresenta ponto de vista de documentarista inglês Adrian Cowell
filme

Filme apresenta ponto de vista de documentarista inglês

Desde o último dia 5, o Cinesesc apresenta a mostra Amazônia 50: meio século do cinema documental de Adrian Cowell. Cowell, documentarista inglês, produziu o maior acervo de imagens da Amazônia, documentando o processo de transformação da floresta ao longo de toda a segunda metade do século passado. Morto em outubro de 2011 (Leia mais ), a mostra é uma retrospectiva do longo trabalho de Cowell, com 16 filmes.

Nesse domingo 7 de julho, a partir das 19 horas, serão exibidos o filme de Cowell sobre Chico Mendes, sobre a usina hidrelétrica de Tucuruí e um filme inédito, feito pelo cinegrafista Vicente Rios, parceiro de Cowell por mais de 30 anos, sobre a visão do diretor inglês. Visões da Floresta ganhou o prêmio de melhor filme, melhor direção de fotografia e melhor montagem da Associação Brasileira de Documentaristas, no Festival de Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).

"A ideia surgiu no fim da série A Década da Destruição. Eu pensei em fazer um registro para acompanhar o acervo de Adrian Cowell, que estava sendo transferido de Londres para Goiânia, e que fosse uma visão pessoal dele. Adrian era avesso ao glamour,  não gostava de dar entrevista, e tirar ele de trás das câmera e por na frente era difícil", conta Rios. "Mas quando Adrian viu as entrevistas, ficou surpreso, gostou muito.

O filme traz o seu pensamento, e a sua visão foi adequada com as situações que ele filmou na vida, como, por exemplo seu filme A Tribo que se Esconde do Homem, feito no Xingu na década de 60, mas também ele junto Chico Mendes, de Orlando Villas Bôas, e a sua opinião sobre a defesa da Amazônia".

Confira aqui a programação da mostra http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=224564

 

 

 

Sinopse:

Visões da Floresta, sintetiza alguns dos principais acontecimentos da floresta Amazônica, seus protagonistas e antagonistas, sob o olhar do cineasta Adrian Cowell, falecido em outubro de 2011, quando faltavam apenas algumas frases a serem gravadas para este filme. A obra retrata ainda o acervo de sete toneladas doado por Cowell a PUC Goiás, um extenso patrimônio audiovisual no qual Vicente Rios participou como câmera e codiretor por mais de trinta anos.

 

Direção, Câmera e Narração:

Vicente Rios

 

Montagem :

Frederico Mael

 

Produção:

Núcleo de Documentação Audiovisual, Coord. Eugênia Brandão

 

Vídeo documental - 26 min - cor - NTSC - 2012

Janela – 4 x 3