Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Bravo! / Entrelaçar de sensações

Cultura

Dança

Entrelaçar de sensações

por Ana Ferraz publicado 20/06/2016 05h02
Estreia e obras consagradas na nova temporada da São Paulo Companhia de Dança
Wilian Aguiar
Companhia de Dança

Sechs Tänze (1986), do tcheco Jiri Kylián

Ao universo de sensações proporcionadas por esta temporada da São Paulo Companhia de Dança a diretora artística Inês Bogéa denominou Jogo de Linhas. “Os movimentos criam na cena zonas coloridas que se dispersam e se aglomeram. Esse jogo desperta em cada um diferentes percepções de imagens, transformadas pelo que sentimos e vivemos.”

O palco do Teatro Sérgio Cardoso recebe o sucesso de público e crítica O Sonho de Dom Quixote, criação de Márcia Haydée, a estreia Suíte para Dois Pianos (1987), do alemão Uwe Scholz, The Seasons (2014), do canadense Édouard Lock, e Sechs Tänze (1986), do tcheco Jiri Kylián.

Na versão de Haydée concebida especialmente para a companhia paulistana, as aventuras do cavaleiro andante no combate ao mal e na busca da idealizada Dulcineia ganham cenografia atualizada por Hélio Eichbauer com desenhos de Candido Portinari. As diatribes do personagem de Miguel de Cervantes se mesclam ao idílio entre Kitri e Basílio. 

São Paulo Companhia de Dança - Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo. Até domingo 26 de junho.

Wassily Kandinski foi a inspiração do aclamado coreógrafo Uwe Scholz, diretor do Leipzig Ballet morto aos 45 anos, em Suíte para Dois Pianos. Quatro telas do pintor, projetadas ao fundo da cena, fazem a interação entre as duas artes.

É do diretor da companhia La La La Human Steps, Édouard Lock, a criação do surpreendente The Seasons, no qual a luz é parte integrante do gesto. O humor dá o tom de Sechs Tänze, de Jirí Kylián.

O coreógrafo critica os valores vigentes quando Wolfgang A. Mozart compôs Sechs Deustsche Tänze KV 571. “Aqui, a música é mais rápida que a dança. O bailarino precisa ser veloz e colocar uma máscara. É como ser e não ser você em determinados momentos.” 

registrado em: ,