Você está aqui: Página Inicial / Cultura / As pérolas obscuras de Ben Jor

Cultura

Música

As pérolas obscuras de Ben Jor

por Redação Carta Capital — publicado 09/10/2012 18h20, última modificação 09/10/2012 18h20
Los Sebozos Postizos pescam as pérolas obscuras do homenageado, como Quero Esquecer Você, A Tamba e Rosa, Menina Rosa, do Esquema Novo, de 1963
sebozos

Los Sebozos Postizos

por Tárik de Souza

Em seu abre-alas Mas, Que Nada, de 1963, o carioca Jorge Ben (antes do Jor) já enunciava um samba “misto de maracatu”. Na época, o gênero era um remoto folguedo pernambucano, estudado pelo maestro erudito Guerra Peixe, aludido em Dora (a rainha do frevo e do maracatu) por Dorival Caymmi, e eventualmente gravado por Luiz Gonzaga e raros outros artistas nordestinos. Sua disseminação maior começou com Maracatu Atômico (Jorge Mautner/Nelson Jacobina), sucesso de Gilberto Gil, e a geração mangue beat pernambucana, que o turbinou na eletrônica. Mas eles não esqueceram o visionário Jorge Ben. No disco Samba Esquema Noise, o Mundo Livre S.A. replicou seu álbum inaugural, Samba Esquema Novo. E o Nação Zumbi, em 1998, criou um projeto paralelo, Los Sebosos Postizos, para cultuá-lo, como enfatizam neste disco.

O repertório pesca pérolas obscuras do homenageado, como Quero Esquecer Você, A Tamba e Rosa, Menina Rosa, do Esquema Novo, de 1963. Eram alinhavadas pelo violão percussivo de Ben, assim como Descalço no Parque (regravado no último disco de Marisa Monte), de 1964, e O Telefone Tocou Novamente, de Força Bruta (1970). O Bidu (1967), onde Jorge lança a Jovem Samba (incluída no CD, ao lado de Frases e Toda Colorida), rodeado por guitarras, e o clássico A Tábua de Esmeraldas (1974) são os mais revisitados pelos Sebosos, Lucio Maia (guitarras), Pupillo (bateria e percussão) e Jorge du Peixe (voz). Produzidos por Mario Caldato Jr., com participações de Guizado (trompete), Bactéria (teclados) e Bárbara Eugênia (backing vocals), eles injetam sons viajantes na criação originalmente alucinógena do autor, atemporal por natureza.

Los Sebozos Postizos interpretam Jorge Ben Jor
Los Sebosos Postizos
Deck Discos

registrado em: