Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Arte e cinema

Cultura

Traços

Arte e cinema

por Camila Alam — publicado 27/10/2010 10h07, última modificação 27/10/2010 12h05
Duas exposições, uma de desenhos e outra de fotos, revelam outros talentos dos cineastas Akira Kurosawa e Win Wenders

Duas exposições, uma de desenhos e outra de fotos, revelam outros talentos dos cineastas japonês, Akira Kurosawa, e alemão, Win Wenders

A 34ª mostra Internacional de Cinema de São Paulo estende suas atividades para além das salas de cinema. Em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, realiza homenagem ao centenário de nascimento do diretor japonês Akira Kurosawa na exposição Criando Imagens para o Cinema. A mostra reúne 80 desenhos de storyboard, espécie de história em quadros feitas para ilustrar o roteiro, de filmes como Sonhos (1990), Rapsódia em Agosto (1991) e Madadayo (2003).

Vindas de Tóquio, as imagens revelam o talento do diretor como artista plástico, além de mostrarem precisão se comparadas às cenas dos filmes posteriormente gravadas. Esses desenhos mostram emoções dos personagens, detalhes de figurino ou locações, com enquadramentos e composições estruturadas, que caracterizam cenas vistas em toda a sua filmografia.

Paisagem vazia - Convidado pela 34ª Mostra Internacional de Cinema, o diretor alemão Wim Wenders vem a São Paulo para uma série de encontros. Também traz à capital a exposição Lugares, Estranhos e Quietos, realizada pelo Masp, onde expõe 23 fotografias, nas quais o diretor-fotógrafo exibe seu olhar sobre as cidades pelas quais já viajou.

A maioria delas, já expostas pelo mundo, foi feita nas cidades que serviram de locações de seus filmes, mas há também cenas registradas em São Paulo e Salvador. Em sua maioria, enfocam paisagens vazias, peculiaridades urbanas e tipos locais. Este ano o diretor é homenageado pela Mostra, que exibe alguns de seus filmes, como sua versão especial de Até o fim do Mundo (1991), Paris, Texas (1984) e O Filme de Nick (1980).

Serviço:

KUROSAWA – CRIANDO IMAGENS PARA CINEMA
Instituto Tomie Ohtake
De 22 de outubro a 28 de novembro

WIM WENDERS – LUGARES, ESTRANHOS E QUIETOS
Museu de Arte de São Paulo
Até janeiro de 2011