Você está aqui: Página Inicial / Blogs do Além / Blog do Pascal: Game fiquei show

Blogs do Além

Blogs do Além

Blog do Pascal: Game fiquei show

por Vitor Knijnik — publicado 22/02/2012 13h32, última modificação 06/06/2015 18h21
O físico comenta a tendência irrefreável de transformar os detalhes da vida em um jogo de pontuação: o gamefication
blogspascal

O físico comenta a tendência irrefreável de transformar os detalhes da vida em um jogo de pontuação: o gamefication

Sempre sustentei que a imaginação é a força mais poderosa do ser humano.  Ela pode ultrapassar a razão sem precisar trocar de marcha. E por isso mesmo é muito perigosa. Pois pode nos levar a verdades e falsidades. Em geral, nos conduz para a segunda opção, dada a sua falta de freios e obstáculos. Já tentei me imaginar sem imaginação, mas não tive sucesso.

Felizmente na era digital, tudo vira dado objetivo e numérico com muita facilidade. Este texto, por exemplo, tem 2.537 letras e 545 palavras. O tempo estimado para a sua leitura é de 2,5 minutos. Isso se você não estiver lendo com as janelas do Twitter e do Facebook abertas ao mesmo tempo.

Essa torrente de mensurações proporcionou o ambiente ideal para que se instalasse a cultura do Gamefication. Já ouviu falar? Não? É termo da moda. Gamefication é o uso da lógica dos games aplicada a diversas situações e contextos. É o ato de transformar qualquer coisa em um jogo ou num programa de recompensas. Por exemplo, você é o que dá mais check-in no Foursquare em determinado lugar. Logo torna-se prefeito do pedaço e alvo fácil para sequestradores.
O gamefication virou febre. Já está sendo empregado por empresas dos mais diversos setores pelo mundo afora. Essa onda está moderando até a relação entre pais e filhos. Já há uma rede social onde crianças e adolescentes ganham pontos toda vez que realizam os temas de casa ou informam que estão nos lugares combinados, tipo casa, museu e biblioteca. Conforme a pontuação, a criança pode trocar por prêmios, como ficar livre do rastreamento por uma semana.
* Leia conteúdo completo em Blogs do Além 

registrado em: