Você está aqui: Página Inicial / Blogs / SPeriferia / Documentário: A periferia é o centro

Política

Documentário: A periferia é o centro

por Joseh Silva — publicado 23/04/2014 14h17, última modificação 23/04/2014 14h21

Neste ano, o Programa de Valorização a Iniciativas Culturais - VAI, fomentado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que tem como proposta apoiar financeiramente “atividades artístico-culturais de jovens de baixa renda e de regiões do Município desprovidos de recursos e equipamentos culturais”, completa 10 anos interruptos de apoio a grupos, indivíduos, coletivos ou associações da periferia de São Paulo.

Para contar um pouco desta narrativa, recentemente foi lançado o documentário A Periferia é o Centro – 10 anos do Programa VAI. Produzido pelo coletivo A Ponte. O vídeo, basicamente, apresenta depoimentos de pessoas que tiveram seus projetos aprovados pelo Programa. E que, para além disso, mostra  o quão é essencial o fomento a arte periférica.

A lei do VAI é de autoria do vereador Nabil Banduki. Instituída em uma sessão na Câmara Municipal dia 19 de fevereiro de 2003 na gestão da então prefeita, Marta Suplicy.

Em 10 anos o programa recebeu 7220 propostas, selecionou 1144. O total de investimento é de R$ 22.597.433,10. Foram apoiados projetos em diversas regiões da periferia e de diferentes linguagens: Literatura, hip hop, dança contemporânea, áudio visual, circo, música.

Confira o trailer