Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Parlatório / Ibope prevê folgada reeleição de ACM Neto em Salvador

Política

Eleições 2016

Ibope prevê folgada reeleição de ACM Neto em Salvador

por Redação — publicado 02/10/2016 09h47
Nas intenções de votos válidos, o candidato do DEM aparece com 73% e Alice Portugal (PCdoB) figura num longínquo segundo lugar, com 16%
Reprodução/Facebook de ACM Neto
ACM Neto

Para o Ibope, ACM Neto ganha de lavada, mas o histórico do instituto na Bahia não é dos melhores...

O Ibope aponta uma folgada vitória de ACM Neto, do DEM, em Salvador. Candidato à reeleição, ele figura com 65% das intenções de voto, acompanhado à distância por Alice Portugal (PCdoB), com 15%, e Pastor Sargento Isidório (PDT), com 8%, revela pesquisa divulgada no sábado 1º.

Ao considerar apenas as intenções de votos válidos (excluídos do cálculo os brancos, nulos e indecisos), a vantagem é ainda maior. ACM Neto pode ser reeleito em primeiro turno com apoio de 73% do eleitorado. No longínquo segundo lugar, figura Alice Portugal, com 16%.

O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 30 de setembro. Foram entrevistados 805 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

É preciso ponderar, porém, que o Ibope não possui bom histórico na Bahia. Em 2006, o instituto previu uma derrota do candidato do PT, Jaques Wagner, no primeiro turno para o candidato do DEM, Paulo Souto. Ocorreu o exato oposto e Wagner foi eleito governador.

Em 2014, o instituto apresentou Paulo Souto na dianteira durante toda a corrida eleitoral. Somente às vésperas da eleição, o Ibope previu um empate técnico entre ele e o petista Rui Costa e, na pesquisa de boca-de-urna, Rui apareceu na frente.

O petista venceu no primeiro turno.