Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Midiático / Huff Post e Abril: união entre democratas e republicanos?

Sociedade

Casamento de espanhol

Huff Post e Abril: união entre democratas e republicanos?

por Lino Bocchini — publicado 30/09/2013 18h38, última modificação 30/09/2013 19h19
Grupo Abril, que edita a Veja, e Huffington Post, site ligado aos democratas e de orientação progressista, anunciam uma curiosa fusão na tarde desta segunda-feira

O site Huffington Post, não é segredo, tem fortes ligações com os democratas nos Estados Unidos e, para os padrões norte-americanos, trata-se de uma publicação on-line de esquerda. O Grupo Abril, por sua vez, se operasse nos EUA, seria alinhado a Fox News e similares. E, na tarde desta segunda-feira, Huffington Post e Abril anunciaram um acordo para lançar a versão brasileira do site fundado por Ariana Huffington em maio de 2005.

O Huff Post (como também é conhecido) virou um dos principais sites de notícias do mundo, tendo ganho um prêmio Pulitzer. Tem hoje 47 milhões de visitantes únicos mensais apenas nos Estados Unidos. O site tem parcerias com outros veículos de comunicação em alguns países. Na França é aliado ao jornal Le Monde e, na Espanha, ao El País. Agora temos uma curiosa parceria entre o grupo que edita a revista Veja e um portal com noticiário de viés mais progressista.

O Grupo Abril soltou no final da tarde uma nota interna (chamados de “Bolex” pela empresa), assinada pelo CEO Fabio Barbosa comemorando a parceria. No começo da tarde, o Huffington Post havia postado em seu site um comunicado semelhante, assinado por Ariana. Abaixo você confere a íntegra de ambos:

 

COMUNICADO INTERNO DO GRUPO ABRIL:

Bolex 794 - Grupo Abril e The Huffington Post lançam nova edição no Brasil

O Grupo Abril e o The Huffington Post Media Group anunciam nesta segunda-feira, 30/9, a parceria para a criação da edição brasileira do The Huffington Post, um dos maiores e mais conceituados jornais digitais do mundo. O anúncio foi feito por Fábio Colletti Barbosa, presidente da Abril S.A., e Arianna Huffington, presidente e editora do The Huffington Post Media Group. “Para a Abril será mais um passo importante que irá contribuir para a difusão da informação, cultura e entretenimento no nosso país. A vanguarda de conteúdo digital do The Huffington Post aliada ao nosso conhecimento do mercado brasileiro foi o que tornou essa parceria possível”, afirma Barbosa.Bolex 794 - Grupo Abril e The Huffington Post lançam nova edição no Brasil.

O Huffington Post é vencedor do Prêmio Pulitzer, fonte de notícias e entretenimento, bem como integrador de comunidades altamente engajadas para a troca de opiniões. O site tem mais de 50 mil blogueiros - de políticos, estudantes e celebridades a acadêmicos, pais e especialistas em política - que contribuem em tempo real com os assuntos pelos quais são mais apaixonados. Com isso, o jornal conta com 47 milhões de visitantes únicos mensais nos Estados Unidos e 77 milhões em todo o mundo (fonte: comScore , em maio de 2013) com mais de oito milhões de comentários postados por mês. "Estou muito feliz em receber o Brasil na família HuffPost", diz Arianna Huffington. "O rápido crescimento do Brasil, sua vitalidade e criatividade têm colocado o país como centro das discussões globais. Durante minhas visitas ao Brasil, eu conheci e aprendi a respeitar profundamente a Abril. Estou particularmente animada com a parceria que vai possibilitar a utilização de vários recursos para contar as histórias que precisam ser contadas e para dar ainda mais voz ao Brasil por meio de uma nova plataforma”, conclui.

A edição brasileira do HuffPost vai se juntar a outros 40 sites editoriais e cerca de 30 títulos disponíveis para tablets que a Abril tem hoje. O grupo também conta com seis aplicativos para tablets e smartphones classificados no ranking dos dez mais baixados e que somam quase oito milhões de downloads. Para Fábio Barbosa, “a parceria permitirá acelerar a inserção da Abril em novos modelos de negócios digitais para chegar a outros segmentos de clientes no Brasil, como Huffington Post fez com outros parceiros em todo o mundo".

"Com a parceria do Grupo Abril, o Huffington Post já entra fortalecido no mercado brasileiro", afirma Jimmy Maymann, presidente executivo do The Huffington Post Media Group. "Esta edição não só vai colocar o HuffPost em seu nono país e quinto continente, mas também nos deixar no centro de uma das regiões de maior crescimento atualmente. O Brasil tem mais de 100 milhões de usuários de Internet e é a 5 ª maior audiência do mundo, além de estar crescendo rapidamente – 7,6% ao ano até 2016 (estimativa e-marketer 2012)", completou Maymann.

"A parceria representa o início de uma nova era em nossa presença digital. Aliando a tecnologia e a estratégia digital do HuffPost com nosso profundo conhecimento do público brasileiro em todos os segmentos, nosso objetivo é construir uma operação digital única e muito relevante, afirma  Manoel Lemos, diretor-superintendente de Negócios Digitais e o principal responsável pelo projeto.

O crescimento dos perfis globais do The Huffington Post vem em paralelo ao crescimento do Brasil, que vai sediar a próxima Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. A transação com a Abril precede o próximo lançamento de uma edição em língua alemã do The Huffington Post em parceria com a revista Burda'sTomorrow Focus. O portfólio de edições internacionais do The Huffington Post inclui o Reino Unido, Canadá, França, Espanha, Itália, Magrebe e Japão.

 

-------------------------------------------------------------------------------------

COMUNICADO POSTADO PELO HUFFINGTON POST:

 

Huffington Post Launching Site In Brazil

 

New York and Sao Paulo, September 30th, 2013 – The Huffington Post Media Group and Abril Group, one of Brazil’s largest media conglomerates, today announce their partnership and plans for the creation of the Brazilian edition of The Huffington Post, a leading source of breaking news, opinion, entertainment, community and digital information.

The announcement was jointly made by Arianna Huffington, chair, president and editor-in-chief of The Huffington Post Media Group and Fabio Colletti Barbosa, CEO of Abril S.A.

"I'm delighted to welcome Brazil to the HuffPost family," said Huffington. "Brazil's rapid growth, vitality and creativity have placed the country at the center of the global conversation. During my visits to Brazil and our partners’ visits here, I have come to know and deeply respect the Abril team. And I'm particularly excited about partnering with them to use all the resources and tools at our disposal to tell the stories that need to be told and give Brazil's voices and perspectives an even greater platform for expression."

“To Abril, it will be one more important step in contributing to the dissemination of information, culture and entertainment in our country,” said Barbosa. “The Huffington Post’s position at the vanguard of digital content along with Abril’s Brazilian market knowledge made this partnership possible. This partnership allows us to accelerate our entry into new digital business models in order to reach another segment of customers in Brazil as Huffington Post has done with other partners around the world.”

"With Abril Group as our partner, The Huffington Post enters the market on extremely strong footing," said Jimmy Maymann, CEO of the Huffington Post Media Group. "This edition will not only put HuffPost in its ninth country and fifth continent, but also will land us at the center of one of the highest-growth regions in the world. Brazil has more than 100 million Internet users, the 5th largest audience in the world, and is growing fast – 7.6% annually through 2016 according to e-marketer Research.”

The Brazilian edition of the HuffPost will join the other 40 editorial websites and almost 30 titles available for tablets that Abril runs today. The company also has 6 million application downloads, and nine tablets and smartphone apps ranked in top ten.

“This partnership represents the beginning of a new era for our digital presence. Joining the Huffpost’s technology and digital strategy with our deep understanding of the Brazilian audience in all the segments we work in, we’re aiming to build an unique and very relevant digital operation.” Said Manoel Lemos, Abril’s Chief Digital Officer.

The growth of The Huffington Post’s global profile parallels that of Brazil, which will host the next World Cup and Summer Olympics. Today’s announcement precedes the upcoming launch of a German-language edition of The Huffington Post in partnership with Burda’s Tomorrow Focus. The Huffington Post's current international editions include the UK, Canada, France, Spain, Italy, Maghreb, and Japan, with more than 50,000 bloggers worldwide -- from politicians, students and celebrities to academics, parents and policy experts -- who contribute in real-time on the subjects they are most passionate about.

About The Huffington Post

The Huffington Post is a Pulitzer Prize-winning source of breaking news, features, and entertainment, as well as a highly engaged community for opinion and conversation. The Huffington Post has 46 million monthly U.S. unique visitors and 78 million monthly global unique visitors (comScore, August 2013) posting over eight million comments each month. The site has over 50,000 bloggers -- from politicians, students and celebrities to academics, parents and policy experts -- who contribute in real-time on the subjects they are most passionate about. The Huffington Post has editions in the UK, Canada, France, Spain, Italy, Japan and Maghreb.

About Abril Group

Abril Group is one of the largest and most influential communication and education groups in Latin America. Founded in 1950, the group comprises Abril S.A., the company responsible for Media and Printing business, DGB, the Logistics & Distribution holding, and Abril Educação, which began operating independently from Abril S.A. in early 2010, following a corporate restructuring process. The group also includes the Victor Civita Foundation, created in 1985 with the purpose of improving basic education in Brazil. Abril provides information, culture, education, and entertainment to virtually all audience segments, operating in an integrated manner throughout several different media channels.