Internacional

TV

Franklin Martins : "O Brasil é o que é, em boa parte, graças à Africa"

por Lino Bocchini — publicado 25/09/2013 10h42, última modificação 25/09/2013 12h01
Jornalista reestreia na TV com a série "Presidentes Africanos", fruto de um trabalho de 18 meses por 13 países do continente
Reprodução
franklin.jpg

Franklin Martins na Tanzânia, um dos países visitados

"Minha expectativa é de que a série contribua para diminuir enorme déficit de informação sobre a África no Brasil. Temos a segunda maior população negra do planeta, atrás apenas da Nigéria, e, no entanto nossos, jornais, revistas e TVs não têm correspondentes no continente africano", pontua o jornalista Franklin Martins, ao falar sobre a série Presidentes Africanos que estreia nesta quarta-feira às 18h30 no Discovery Civilization.

A atração trará entrevistas exclusivas de presidentes de 13 países do continente africano e retrata as transformações do continente, que vem crescendo economicamente e pouco a pouco construindo um ambiente de democracia e de paz. Franklin entrevistou os mandatários da África do Sul, Angola, Cabo Verde, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Egito, Etiópia, Gana, Moçambique, Nigéria, Senegal, Tanzânia e Tunísia.

"Nas escolas e nas universidades, estuda-se muito pouco a África. Felizmente, isso começa a ser superado e estou seguro de que essa tendência vai se acentuar nos próximos anos", acredita Franklin que, quando ministro, acompanhou o ex-presidente Lula em diversas viagens ao continente. E continua: "Afinal, a África está vivendo um ótimo momento, de fortalecimento da democracia, construção de um ambiente de paz e forte crescimento econômico. E a presença do Brasil no continente tende a seguir aumentando".

Perguntado sobre a entrevista ou país que mais o marcou, Franklin preferiu não ser específico: "É difícil destacar um país determinado, um presidente específico ou um acontecimento qualquer. O que mais me marcou foi o sentimento de que na África eu estava em casa, o tempo todo. Somos muito parecidos. Nosso povos têm a mesma alegria, a mesma ginga, a mesma espontaneidade, a mesma garra. O Brasil é o que é, em boa parte graças, à Africa. Não é à toa. De lá vieram 48% dos escravos enviados à força para as Américas e o Caribe. Na primeira metade do século XIX para cada europeu no Brasil, havia 8 africanos".


---------------
SERVIÇO
Presidentes Africanos
Canal: Discovery Civilization
Exibições:
Episodio 1 – 25 de setembro, quarta-feira, às 18h30
Episódio 2 – 6 de outubro, domingo, às 18h30
Episódio 3 – 20 de outubro, domingo, às 19h30
Episódio 4 – 27 de outubro, domingo, às 19h30
Episódio 5 -  3 de novembro, domingo, às 20h30
Episódio 6 – 10 de novembro, domingo, às 20h30
Episódio 7 – 17 de novembro, domingo, às 20h30
Episódio 8 – 24 de novembro, domingo, às 20h30