Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Blog de Leandro Fortes / Louco por Café - Convite de Lançamento (23/09/2009)

Imprensa

Louco por Café - Convite de Lançamento (23/09/2009)

por Leandro Fortes — publicado 20/09/2009 23h43, última modificação 20/09/2009 23h43

A convite da Editora Senac do Distrito Federal, fiz uma imersão no mundo dos adoradores de café para escrever um livro sobre o calabrês Antonello Monardo, dono da mais importante e reverenciada marca de café consumida nos melhores bares e restaurantes de Brasília. Com Antonello – e por causa dele – tomei litros de café, não sem antes presenciar todo o processo de seleção e torrefação dos finíssimos grãos que ele manda trazer do sul de Minas Gerais. Aliás, onde se planta, segundo ele, o melhor café do mundo. Também participei de um curso de barista para entender os detalhes da preparação de uma boa xícara de café. Mais do que isso, a trajetória de Antonello Monardo foi uma maneira de eu empreender uma pesquisa saborosa, em todos os sentidos, sobre essa bebida tão brasileira, mas sobre a qual nós, brasileiros, conhecemos e entendemos tão pouco.

Essa imersão me fez aprender, por exemplo, que essa história de o café colombiano ser o melhor do planeta é puro marketing. E que muito do café que se consome no Brasil é uma porcaria misturada com pedra, palha e insetos. O livro foi totalmente ilustrado por Luigi Pedone, professor de ilustração do Espaço Cultural Renato Russo. As imagens das receitas preparadas por Antonello foram feitas pelo fotógrafo Daniel Madsen. Esse será meu quarto livro pela Editora Senac-DF, com quem mantenho uma ótima e criativa parceria. Será o primeiro bilíngue, uma vez que também será lançado em italiano, com tradução feita pelo próprio Antonello Monardo.

Então, na próxima quarta-feira, dia 23 de setembro, quem estiver em Brasília, está convidado a participar do lançamento de “Louco por Café – Antonello Monardo”, no Café Cultural da Caixa, na quadra 4 do Setor Bancário Sul. O evento será às 19 horas.

Espero vocês por lá.

registrado em: