Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Carta nas Eleições / Ibope: Dilma se recupera e diminui diferença para Marina Silva no 2º turno

Política

Eleições 2014

Ibope: Dilma se recupera e diminui diferença para Marina Silva no 2º turno

por Redação — publicado 03/09/2014 18h37, última modificação 03/09/2014 18h46
Distância entre as candidatas caiu de nove para sete pontos percentuais em um eventual segundo turno, mas ex-ministra ainda venceria as eleições

A nova pesquisa de intenção de voto do Ibope, divulgada nesta quarta-feira 3, mostra que a presidenta Dilma Rousseff (PT) recuperou pontos percentuais tanto no primeiro como em um eventual segundo turno contra a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva. De acordo com o levantamento, a petista subiu três pontos em um período de uma semana e agora está com 37% da preferência do eleitorado no quadro geral. Ela é seguida por Marina, que subiu para 33%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, Dilma e Marina estão tecnicamente empatadas. Já o candidato do PSDB, Aécio Neves, caiu quatro pontos e está em terceiro lugar, com 15%.

A diferença diminuiu também em um cenário de segundo turno, entre Dilma e Marina. A ex-ministra do Meio Ambiente estava quase dez pontos na frente de Dilma, mas agora sete pontos separam as duas. Isso porque Marina Silva tem 46% contra 39% de Dilma.  Antes, a pesquisa apontava 45% da candidata do PSB contra 36% da presidenta.

Além deles, o candidato do PSC, Pastor Everaldo, continua com o mesmo 1% que tinha no outro levantamento. Os candidatos Zé Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Luciana Genro (PSOL), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) não alcançaram 1%, mas juntos têm 2% das intenções de voto. Encomendada pela Rede Globo em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo, a pesquisa foi realizada entre domingo 31 e terça-feira 2 com 2.506 eleitores em 175 municípios.