Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Carta nas Eleições / Denúncias de propaganda eleitoral irregular quase dobram em um mês no Rio

Política

Eleições 2014

Denúncias de propaganda eleitoral irregular quase dobram em um mês no Rio

por Redação — publicado 07/08/2014 09h24, última modificação 07/08/2014 09h31
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro registrou no mês de julho 781 reclamações, 98% a mais que o recebido pelo sistema e-Denúncias no mês anterior

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) registrou no mês de julho quase o dobro de denúncias de propaganda eleitoral irregular em relação a junho. Ao todo, o sistema e-Denúncias do órgão recebeu 781 reclamações, 98% a mais em relação ao mês anterior. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira 6 pelo TRE-RJ.

A maior parte das denúncias sobre irregularidades vem do município do Rio, que lidera oranking, com 541 queixas. O município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é o segundo, com 38 reclamações, seguido por Mesquita, na mesma região, com 28 registros.

De acordo com o tribunal, 454 pessoas reclamaram de propagandas eleitorais instaladas em vias públicas, como cartazes, faixas e panfletos, colocados de forma irregular. Mais 184 denúncias referem-se à propaganda por telefone, 134 pela internet, cinco em rádios e quatro na televisão. As denúncias são encaminhadas para a coordenadoria de fiscalização da propaganda eleitoral do TRE-RJ.

Desde o início do ano, foram registradas no sistema do tribunal 2.095 reclamações referentes a irregularidades em propagandas eleitorais em todo o estado. As denúncias podem ser feitas pelo site do TRE-RJ ou pelo telefone do Disque-Denúncia, 2253-1177.

Da Agência Brasil