Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Blog do Serapião / Inscrição para eleição do Procurador-geral de Justiça de SP começa hoje

Política

Ministério Público Estadual

Inscrição para eleição do Procurador-geral de Justiça de SP começa hoje

por Fabio Serapião — publicado 07/03/2014 12h24, última modificação 07/03/2014 12h25

Começou hoje, às 09h00, o prazo para os procuradores paulistas se inscreverem como candidatos no pleito que vai eleger o novo Procurador-geral de Justiça. Os interessados em disputar a vaga com o atual PGJ, o procurador Márcio Elias Rosa, deverão apresentar o requerimento de inscrição no Protocolo Geral do MP, até às 18h da próxima terça-feira.

Marcada para o dia 5 de abril, a eleição no maior Ministério Público do país indicará os nomes que integrarão a lista tríplice a ser enviada ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). É exclusiva do governador a prerrogativa de escolher o novo comandante do Ministério Público, independente da ordem de classificação estipulada pelos votos de todos promotores e procuradores da ativa.

Até o momento, o único a lançar seu nome como desafiante para a reeleição de Elias Rosa é o procurador Luiz Antonio Guimarães Marrey, que já ocupou o cargo de PGJ por três vezes durante as gestões de Mário Covas e Geraldo Alckmin, entre 1996 e 2004. Marrey é ligado ao grupo político do tucano José Serra, de quem foi secretário de Negócios Jurídicos na Prefeitura de São Paulo e secretário de Justiça no governo paulista. Também foi chefe da Casa Civil do governo paulista no período em que Alberto Goldman (PSDB) ocupou a vaga deixada por Serra.

Antes mesmo de a disputa começar a valer, os dois pré-candidatos já iniciaram as conversas e arranjos eleitorais. Do seu lado, o atual PGJ desincompatibilizou-se do cargo para dar início ao tour pelo Estado em busca de votos e lançou uma cartilha com os feitos de sua gestão. Por sua vez, Marrey, ao colocar seu nome na disputa, disparou contra a atual gestão ao afirmar que Elias Rosa possuía uma “fraqueza de liderança”.

Os dois candidatos já criaram suas páginas na internet. Com o lema “O novo MP já existe”, Elias Rosa expõe suas propostas no endereço www.marcioeliasrosa.com.br. Já Marrey defende a bandeira da “Liderança e Independência para Avançar” em sua página www.euvotomarrey.wordpress.com.