Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Blog do Felipe Milanez / Campanha arrecada doações para os Yawanawa, vítimas de enchente no Acre

Política

Amazônia

Campanha arrecada doações para os Yawanawa, vítimas de enchente no Acre

por Felipe Milanez publicado 24/11/2014 00h49, última modificação 24/11/2014 10h31
Maior alagamento já registrado no rio Gregório destruiu aldeias e roças dos indígenas
Alagação recorde em território indígena

Enchente no Acre destroi aldeias do povo Yawanawa, que lançou campanha para arrecadar doações. A água já começou a baixar mas os estragos ficam. Foto de Biraci Junior na aldeia Mutum.

Os Yawanawa, povo indígena que vive no rio Gregório, na fronteira do Brasil com o Peru, no Acre, vive uma situação de calamidade. Fortes chuvas provocaram a maior enchente já documentada na área, afetando sete aldeias. A comunidade mais atingida foi a aldeia Mutum – como pode ser visto no video produzido por Joaquim Tashka Yawanawa. Assista aqui e divulgue.

O alagamento provocou desastres materiais, mas não resultou em mortes. O problema vai permanecer grave quando as águas baixarem, com a falta de materiais para preparar as roças que foram destruídas, e com isso falta de abastecimento e alimentação, mas também desafios para a educação, com o material escolar destruído, e saúde.

Biraci Nixiwaka e Joaquim Tashka, as duas principais lideranças dos Yawanawa, estão coordenando a campanha lançada pelos próprios indígenas de apoio ao povo. E gritam por ajuda.

Abaixo a mensagem difundida por Tashka no Facebook com os dados para doações. Todas as quantias serão diretamente geridas pelas comunidades e revertidas para o reparo nos estragos causados pela alagação e na reconstrução da vida dos Yawanawa.

 

CAMPANHA SOS YAWANAWA

Caros amigos e parceiros dos Yawanawá, uma forte chuva, seguida de uma alagação relâmpago, atingiu de cheio a Terra Indígena do Rio Gregório, deixando as aldeias situadas ao longo do Rio Gregório em estado de calamidade: casas foram derrubadas, pertences levados pela água, utensílios domésticos arrastados pela água; materiais de trabalho como terçado, enxadas, barcos, geradores, destroçados e levados pelas águas.Ainda não conseguimos entender o que realmente aconteceu, pois isto nunca aconteceu no lugar que sempre vivemos desde os tempos imemoriais, a terra que descansa nossos ancestrais.

Queremos contar com sua ajuda, para apoiar esta causa, e ajuda as famílias afetadas a re-erguerem suas vidas.

Para apoiar por favor, enviar qualquer quantidade para:

Associação Sociocultural Yawanawa

Banco do Brasil

Agencia: 0071-x

C/c: 63235-x